"Toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, redarguir, corrigir e instruir em justiça" 2Tm 3.16







terça-feira, 15 de outubro de 2013

O Mestre dos Mestres.

Paz Amados! Neste dia onde muitos homenageiam a importância dos seus Mestres/Professores em suas vidas e profissões, eu venho trazer à luz da Palavra, os mestres que se encarregavam de ensinar o povo de Deus suas leis, seus caminhos e como ganhar a salvação.

Logo no livro de Gênesis, vemos Deus-Pai, ensinando Adão como deveria proceder no jardim do Éden e em seguida, instruindo como seria a vida do homem após ser expulso do Paraíso. Em Êxodo vemos Moisés, ensinando as leis de conduta para os judeus. Vemos Samuel, profeta levantado para instruir reis de como governar segundo as ordens de Deus. Vemos Salomão, ensinando com a sua sabedoria que encantava e encanta até hoje todos. Olhamos pra Jó e vemos a sua ousadia de ensinar-nos a conhecer melhor a essência de Deus. Daniel, nos ensina a não nos contaminar com as coisas deste mundo. E Paulo? Quem nesta terra não se inspira nos ensinamentos doutrinados do ex-perseguidor dos Cristãos, que depois de uma linda experiência com Cristo ensina com as coisas aprendidas na carne e no espírito. 

São vastos os mestres que existem na bíblia, mas não podemos nos esquecer do principal deles, que, apesar de amar ajudar as pessoas lhes dando com sua graça o que elas mais necessitavam, ele ensinava. Mesmo sendo direto, ou falando por parábolas, Jesus foi o maior mestre que tivemos e temos, e não existirá outro igual. 

Jesus ensinava de maneira diferente, e percebemos essas diferenças quando analisamos do sermão do monte, às suas parábolas. Jesus tinha amor por ensinar, e como todo bom judeu, ele além da inspiração, tinha um vasto conhecimento das escrituras, e tinha propriedade em tudo que ensinava. Ele se esforçava para nos ver, como servos melhores, como filhos amados. Nos deu instruções desde as bem-aventuranças e seus galardões, à parábolas que deixavam até os próprios judeus confusos, hoje porém, nos dando entendimento que é através daqueles ensinamentos que podemos ser mais próximos do que é o desejo de Deus para nós. Jesus se esmerava nos detalhes, era atento para que apenas as pessoas que tivessem o conhecimento do Espírito entendesse aquilo que estava sendo aplicado. Os ensinamentos de Cristo são a base de como devemos proceder para agradarmos a Deus, e de como sermos considerados obreiros aprovados pelo Senhor. Nos ensina e nos convida a vida de diferença, a confrontar os outros com o amor, graça e misericórdia. A sermos santos, pois como disse o profeta: "Sede santos pois o Senhor é Santo". E o mais bonito, Jesus abriu de sua intimidade com o Pai, para nos ensinar como devemos nos dirigir a Deus dando um belo exemplo de oração conhecido em todas as religiões como o 'Pai-Nosso'. 

Jesus se lembrou de cada detalhe! Que neste dia nossos mestres se inspirem no exemplo de Cristo. 

Muita graça e muita paz!! Deus abençoe todos!