"Toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, redarguir, corrigir e instruir em justiça" 2Tm 3.16







segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Restaurando os muros

Paz Amados! 

Encontrei em Neemias, um dos homens de Deus mais admiráveis pela sua inteligência, vida devocional, desprendimento, humildade e persistência. Neemias pode ser considerado o Moisés da sua geração. Conseguiu chegar à um grande cargo dentro do palácio de Susã. A Bíblia relata que naquele tempo, os judeus passavam por um momento de exílio, onde muitos haviam sido levados cativos, e apenas poucos ficaram em Jerusalém, muitos em situações desprezíveis de miséria e considerados abandonados por seu Deus: Javé. Neemias era coopero do rei, um cargo de alta confiança. Mas chegou ao se conhecimento através de seus irmãos que Jerusalém havia sido depredada e que haviam derrubado os muros, havendo brechas. Naquele tempo, uma cidade com os muros não estando fechados, significava que não existia segurança, e isso se tornava para os povos vizinhos motivo de desprezo. (Ei, psiu, você está se sentindo inseguro na caminhada, desprezado por Deus ou pela Igreja, procura qual é a brecha que desmoronou no muro da sua vida). 

Neemias, era conhecido por ser um homem de oração, certamente, era conhecido por obediência a Deus e por ter intimidade com Ele. Deus deu a Neemias discernimento de saber que o estado do muro de Jerusalém era o estado da obediência do povo com Deus. Mas em suas orações, Neemias se lembrava das alianças de Deus com seu povo e se entristecia pela reputação de Deus. Ora, os outros povos deviam debochar dos judeus por ser um povo da qual Deus não tivesse vida, ou não olhasse pelos que se diziam seu povo e isso doía em Neemias. (Ops, peraê! Se estão tentando te envergonhar, debochar de você, das duas uma: ou você é muito crente e está sendo sal e luz, ou você é confundido com um judeu exilado. Com qual dos dois você está se parecendo?)

Olha só, Artaxerxes, o rei, percebeu no semblante de Neemias sua tristeza, e, além de dar a Neemias a autorização para retornar a terra de sua parentela, deu-lhe alguns meios para ajudar na reconstrução das portas da cidade e abriu-lhe o caminho com cartas, oficiais e cavalheiros para o auxiliarem naquela jornada. (Deus está disposto a te dar meios para que os seus muros sejam restaurados!)

Neemias vai a sua terra, anima o povo, descobre os entulhos que impediam a reconstrução dos muros, venceu lutas contra os inimigos que queriam impedir a reconstrução. Mas ele sempre deu o exemplo de um homem de Deus, determinado a alcançar o seu alvo, de reconstruir aquela cidade, dando assim uma nova vida aquele povo. Neemias não desistiu. (Ei, ei... Satanás quer te dizer que vai ser difícil, e vai! Mas Jesus nos disse: "No mundo tereis aflições, mas tende bom animo, EU VENCI O MUNDO. O diabo pode te levantar situações, te jogar entulhos. Tentar derrubar suas estruturas, mas se Deus determinou que você vai vencer, e eu creio que você que está me lendo vai vencer, acredite: VOCÊ É MAIS DO QUE VENCEDOR EM CRISTO JESUS!)

Neemias passou por momentos difíceis, ele confrontou seus inimigos de frente, ele não fraquejou, não desistiu e Deus o honrou: Os muros foram reconstruídos.  E pra honra e glória de Deus, os povos reconheceram que aqueles muros foram reconstruídos de maneira sobrenatural, ou seja, com intervenção de Deus. Os inimigos de Neemias permaneceram lá por conta dos casamentos mistos, mas foi através de Neemias que muitos puderam voltar, trabalhar na obra, e foi depois disso que Deus estabeleceu uma nova lei, uma nova aliança com aquele povo, colocou guardas para a segurança e as coisas começaram a funcionar como devia. 

Não sei quais são os teus inimigos. Pode ser a tua carne, um vício, uma amizade, vontades, o próprio satanás te dando investidas, mas Deus quer te reconstruir e usar sua vida para que outras voltem. Deus sempre se encontra disposto a fazer conosco uma nova aliança. Ele sempre irá investir em nós. Basta que estejamos disposto a retirar os entulhos que permitem a entrada no inimigo em nós. Deus nos mostrará o  meio. O caminho para o milagre e você permitindo Deus agir, os teus inimigos reconheceram que você pertence a Deus, que você é luz.

"Confiam no SENHOR; ele é o seu amparo e seu escudo. A casa de Arão confia no SENHOR, ele é seu amparo e seu escudo. Confiam no SENHOR os que temem o SENHOR, ele é seu amparo e seu escudo. De nós tem se lembrado o SENHOR, ele nos abençoará, abençoará a casa de Israel, abençoará a casa de Arão. Ele abençoa os que temem o SENHOR, tanto pequenos como grandes". Sl 115.11-13

Shalom!