"Toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, redarguir, corrigir e instruir em justiça" 2Tm 3.16







quarta-feira, 4 de setembro de 2013

PENTECOSTES - PODER QUE VEM DOS CÉUS

"Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo" At 1.8a

Sim, descerá/desceu sobre nós o poder. Paz Amados! Hoje vamos falar deste poder. Foi a  promessa mais consoladora que Jesus poderia ter deixado aos seus discípulos: o poder do Espírito Santo. Mas, para chegarmos neste poder, temos que entender as características para que os seguidores de Cristo possam ter este poder, a sua disposição. 

Não foi por acaso que a descida do Espírito Santo veio na data de pentecoste, festa conhecida pela libertação dos hebreus do Egito, instituída por Deus, para que se lembrassem de onde haviam saído, e de que, naquele tempo, Deus havia os libertado da escravidão. Esse festejo revelava a alegria dos judeus, mas para o discípulos foram dias de medo, pânico, prisão domiciliar e insegurança. Pedro e os apóstolos estavam atemorizados com a idéia de que poderiam ser mortos, e mesmo Jesus tendo deixado uma promessa, deixou também a incerteza de não saber quando aconteceria. 

Após a ascensão de Jesus, os apóstolos voltaram a Jerusalém, ficaram no monte Olival, a distância de um dia de viagem ao digamos, "centro" da cidade. Ali eles congregavam, e um belo detalhe: perseveravam em oração. É lindo estudarmos pentecostes, pois é como sentir que em meio ao medo, Deus nos dá a chave da saída: a Oração. Sabemos que a oração nos revela o quanto somos íntimos de Deus, nos faz sermos conhecidos por ele, e nos revela completamente, pois colocamos em oração as nossas maiores fragilidades. E ali eles ficaram.

Eu creio e imaginos aqueles discípulos fragilizados, tristes por saberem que Jesus havia subido, sem saber como fazer o "Ide e pregai", com os farizeus querendo suas cabeças a qualquer custo, e orando, orando muito para que Deus lhes mostrasse um caminho... E de repente, ao se cumprir o dia de Pentescostes, naquele mesmo lugar desce dos céus um vento impetuoso, enchendo toda a casa onde estavam, e começaram a falar línguas como de fogo, e este 'poder' pousou sobre cada um deles, os deixando cheios, falando em línguas estranhas, segundo o Espírito de Deus lhes concedia. Mas não é apenas o dom de línguas que recebemos do Espírito.

"Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhes são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" ICo 2.14

A Palavra de Deus nos conta que antes de servirmos a Deus, eramos guiados por ídolos mudos, ou por nós mesmos, mas se entregamos nossa vida a Cristo, para que haja a transformação devemos ser guiados pelo Espírito de Deus. E relata também que os dons são diversos. E a manisfestação do Espírito é dada visando um fim, mas que apenas este Espírito realiza todas as coisas. (Ler ICo 12.1-11)

Esse poder nos modifica, nos dá vida, nos dá a alegria constante que é vivida em pentecostes. Mas, para viver com este poder, temos que viver primeiro uma vida de intimidade, pois os dons são frutos dados à Igreja, não para nossa glória, mas para a manifestação da glória do poder de Deus. A convivência com esse Espírito nos revela experiências que jamais imaginaríamos ter, com um Deus que nos revela coisas inimagináveis. Essa convivência vem com a santidade, com uma vida de renúncia, e com intimidade com Deus. 

"E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento" (IJo 2.20)

DTA!!