"Toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, redarguir, corrigir e instruir em justiça" 2Tm 3.16







quarta-feira, 4 de abril de 2012

Vencendo a carne

Paz Amados! Hoje eu quero abordar um tema no nosso blog que muitos de nós sabemos mas insistimos em não por em prática as observações que o Senhor nos deixou. Então, quero começar explicando o que é a carne na visão bíblica. 
A carne é o corpo material do homem, que, como criação de Deus é algo muito bom. Mas para entendermos a relação carne e pecado, temos que entender algo: o pecado não está na carne, mas sim na carnalidade, ou seja, não no físico, mas numa vida voltada ao egoísmo e os desejos sexuais. 
Essa definição nos mostra que a própria natureza do homem é caída, pecaminosa,desde a antiguidade, e todos (sem exceção) temos dificuldade de enxergar nossa carnalidade. Como diria Russell P. Shedd: "Vivemos atrás da máscara que nos esconde de nós mesmos, impedindo que o espelho de Deus revele quem somos". Por isso que sempre que nossa carnalidade se manifesta, nos auto-justificamos. Nós cobrimos o mal cheiro da carne com o desodorante das nossas desculpas, sempre nos queixando que ninguém sabe o que é viver a nossa carne. Nossa carne é tão maléfica para nós mesmos, que ela sempre se contenta com a manifestação ou revelação das falhas carnais dos outros como uma auto-subtração de culpa. Mas existe uma brecha na nossa carnalidade onde a graça de Deus entra para cumprir seu manifesto: "A carne sempre irá se envergonhar da sua fraqueza".A graça de Deus começa em nós a partir desse envergonhamento, pois a partir daí surge o arrependimento. Porém, Deus pronuncia maldição sobre quem se constrói em cima da areia da carne (Jr 17.5).
Conviver com a carnalidade é uma luta diária, porque sempre estaremos expostos as nossas próprias vontades, ao nosso próprio egoísmo. Para combatê-la, devemos começar por destruir as suas fontes de sustento, privando-a de tudo o que a sustenta (o que tem sustentado sua carne? É disso que você deve se desfazer). A mortificação dá carne é essencial, como diz a própria palavra: "mas se pelo Espírito mortificares os feitos do corpo, certamente vivereis" Rm 8.13 - essa é a base de tudo, pois apenas com o Espírito Santo do Senhor em nosso auxílio é que conseguimos matar a nossa carnalidade. Nos manter afastados das paixões também é um ponto importante a ser tocado, pois como o dito popular "o que os olhos não vê o coração não sente", o que nossa carne não vê o pecado não faz. Mas, trazendo para o lado bíblico, "Resisti-vos ao diabo e ele fugirá de vós" Tg 4.7. É possível sim resistir a carne. Por ultimo, porém não menos importante, nos desporjar-se do velho homem. Deus trabalha sempre a favor de nossa transformação, porque nos quer santos, todavia depende e muito de nós mesmo que essa transformação se faça. Temos que buscar o novo homem que agrada a Deus dentro de nós, matando assim o nosso pecado e tudo o que fere o coração do Senhor. Viver as obras da carne trás pecados consequentes como a prostituição, o adultério, a impureza e lascívia, idolatria e feitiçarias, como muitos outros. Isso só nos tira da presença de Deus e do que agrada o Senhor.
Temos que afirmar que a nossa carne é fraca, mesmo nosso ser não admitindo isso, pois é nesse momento que começamos a mortificá-la. Reconhecer nossa fraqueza é fundamental, lembrando-se que o Senhor, pela operação do Espírito Santo é sempre fiel para convencer nossa consciência disso, e de que estamos prestes a fazer o mal.
E para te ajudar nesse processo, fica uma frase dita por William Booth, fundador do exercito da salvação e servo do Senhor que diz: "Deus deve possuir tudo o que há em nós". E lembre-se que tudo é cada parte, do corpo, ao coração, que deve ser consagrada a Deus, pois mesmo tendo nossa carne, nosso corpo é templo do Espírito. 
DTA!!!

Louvor - A visão da glória

domingo, 1 de abril de 2012

Um quebrantado coração...

Paz Amados! Sempre que passeio pela bíblia, fico olhando para a grandeza do amor de Deus por nós. Graças porque Ele não nos trata segundo nossos pecados e sim segundo a sua misericórdia, que é imensa. Às vezes fico comparando os tempos da bíblia, desde a aliança até o véu rasgado, é interessante como Deus sempre arrumou uma forma de nos perdoar, nos guardar, nos levantar. Viajando pelo livro de salmos, encontrei esse versículo que diz: "Sacrifícios agradáveis ao Senhor são o espírito quebrantado, coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus".
Você já deve ter passado por momentos onde sua ira, sua carne, as tentações ou qualquer outro motivo ter ocasionado em pecado. O pecado gera em nós culpa, e Satanás se aproveita disso, para nos puxar para baixo, nos deixando inseguros, pesados e desanimados. Geralmente é isso mesmo o que o pecado gera. Mas pense por um outro ângulo essa situação, Deus pode transformar o seu pecado em algo a ser trabalhado e proveitoso(como uma lição) na sua vida, desde que você se arrependa. 
Existem pecados ruins? Não percebemos na hora em que pecamos por esse lado, pois geralmente a maiorias dos nossos erros nos aparentam ser as melhores escolhas, nos trazem em determinadas situações sensações ótimas, e vontades que segunda a nossa carne parecem viáveis. Mas o pecado nos afasta de Deus, quebra nossa comunhão, por isso devemos pedir perdão todos os dias. 
Existe uma misericórdia oferecida por Deus. O perdão de Deus é o recurso divino para remover o pecado e restaurar a comunhão. Seu perdão é completo(Sl 103.12), é eterno(Is 44.22), está sempre disponível (Sl 86.5). E aqueles não buscam o perdão divino estão sujeitos a ser "apagados" do livro da vida. 
Deus se agrada quando nos arrependemos verdadeiramente, e Ele sonda o nosso coração, conhece quando é verdade, e a receita é o espírito quebrantado, arrependimento genuíno e livre de dor, Deus não despreza. 
DTA!!!