"Toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, redarguir, corrigir e instruir em justiça" 2Tm 3.16







sexta-feira, 2 de maio de 2014

Qual é a sua Máscara?

Graça e Paz Amados! 

Quem você é quando ninguém está vendo? Quem você é na frente das pessoas? Em quem você se transfigura? 

Me lembro quando o Senhor Jesus subiu ao monte, e chamou apenas três de seus discípulos para ir com ele. Neste dia houve confusão, pois o Senhor foi transfigurado em Moisés e Elias e conversavam entre si, o que deixou aqueles discípulos confusos. Afinal, quando era Jesus falando, ou Elias, ou Moisés? Eles se confundiram por não entender a identidade verdadeira de Cristo. Assim, nós também causamos confusão.

A Palavra de Deus instrui claramente que em nossa face deve resplandecer o brilho de Cristo. Mas às vezes, acontece que o que reflete é uma máscara. Estamos cobertos por egoísmo, pecados e desejos, influências mundanas, sentimentos de grandeza e ao mesmo tempo sentimentos de autocomiseração, uma falsa santidade que num primeiro confronto se revela, e essa "máscara" cai revelando quem na verdade somos. De repente, cai a máscara do supercrente, ungido, abençoador cai, mostrando a face da hipocrisia, do morno, do falho, do pecador, do fraco, daquele que dá a brecha e mostra que sua intimidade com Deus é limitada.

Nós somos os responsáveis em colocar limites no nosso relacionamento com Deus, somos responsáveis em distanciar o poder Dele de nós. Deus é ilimitado, mas limitamos o que ele pode fazer por nós quando nos colocamos no lugar do "pobre cloitado", do "inocente, sabe de nada". Realmente, você não sabe de nada. Fica se autoflagelando sem saber que o poder de Deus pode todas as coisas, fica limitando sua transformação interior por não acreditar que Deus pode assim fazê-lo. Você acha a culpa em todos ao seu redor, mas não se autoanalisa, não se firma, não busca o poder transformador. É exatamente assim que você limita a Deus, impede o seu agir e de quebra, ainda dá não uma brecha, mas uma porta aberta para que Satanás influencie o lado para qual você deve seguir na caminhada que você denomina "cristã".

Quando andamos com Cristo, incrivelmente nossas máscaras caem, é assim que deve acontecer. Você pode se esconder dos amigos, dos colegas de trabalho, do seu cônjuge, de sua família e até da sua liderança, mas de Deus? Há meu amigo, de Deus você não esconde a podridão que há em você. Ele enxerga o lamaçal interior que há em você. Ele te sonda e conhece os desejos e pecados internos que até o diabo desconhece. Você pode se esconder de todos, menos de Deus. 

Nossas atitudes devem corresponder com o que a nossa boca fala sobre 'o que somos'. Se não corresponde, é porque verdadeiramente não somos novas criaturas, mas sim habita um velho homem que por algum motivos nós deixamos ficar. Daí, não entendemos o porque de muitas coisas darem errado, mas muitas tempestades e desertos são causados pelo que plantamos. Fluem no nosso interior. Mas a Palavra nos mostra que do nosso interior não se pode fluir duas fontes, não sai dois tipos de água, então devemos jogar o sal da palavra em nossas fontes. Purificar-nos de nós mesmos, do que somos e pensamos. Queremos culpar o diabo de tudo, mas encontramos muitas vezes a falha em nós e devemos corrigir. 

Deixo para reflexão, 1 Coríntios 3.18-23.
"18 Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio.
19 Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.
20 E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos.
21 Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso;
22 Seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, seja o presente, seja o futuro; tudo é vosso,
23 E vós de Cristo, e Cristo de Deus."

Deus te abençoe.