"Toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, redarguir, corrigir e instruir em justiça" 2Tm 3.16







sábado, 11 de janeiro de 2014

Capitalismo Cristão - Teologia da Prosperidade


"É mais fácil um elefante passar no fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus"

Paz amados! Essas palavras foram de Jesus, que chocaram gerações pela sua força. Nosso mestre não falou que seria impossível um rico entrar no céu, mas Ele sabia o quanto as riquezas podem mudar o coração do homem, tanto, que vem modificando os ensinamentos de Cristo e os hábitos da igreja primitiva nos tempos de hoje. 

Estamos vivendo no choque dos tempos, das gerações, num mundo Capitalista, onde o consumo, pela troca do bem versus capital e a vontade de adaptarmos a essa nova era de tecnologias e mesmices nos torna iguais na sociedade e iguais no trato com a igreja, trazendo o mundo para dentro dela, através de um único desejo: de sermos prósperos financeiramente, com um carro do ano na garagem, uma casa grande e cheia de móveis de alto requinte, roupas de marca, celulares e ultrabooks, nas quais sequer usamos seus aplicativos, mas permanecemos vazios daquilo que deveria nos preencher, a real presença divina. 

Estamos no século 21, e neste encontramos igrejas cheias de pessoas vazias, que creem que uma enfermidade é resultado de um pecado, como os antigos fariseus da época de Jesus. Pessoas que acreditam que se derem grandes ofertas, ou até mesmo se desfizerem de seus bens estarão promovendo a prosperidade em suas vidas. Pastores que não tem escrúpulos ao tomarem de seus fieis o pouco que muitas vezes lhe resta como sobrevivência sua e dos seus, promovendo ofertas de altos valores para promoverem programas de redes de grande audiência e no usufruto pessoal, com investimentos imobiliários milionários. 

Você Cristão, deve abrir os olhos e buscar na Palavra a real doutrina de como usar sua vida financeira, pois Deus te deu um manual, onde ele alerta sobre os falsos profetas, a apostasia e os que viriam para enganar a muitos. Estes prestarão contas dos falsos ensinamentos que pregam as gerações desta era. Vamos nos lembrar da oferta do fariseu e da viúva: Jesus estava sentado a porta do templo com seus discípulos, quando um fariseu trouxe ao templo uma grande oferta. Em seguida entra uma pobre viúva que deixa como oferta as poucas moedinhas, que era tudo o que ela tinha. Jesus pergunta qual foi a oferta mais agradável, e nós sabemos bem a resposta. 

Não é errado buscarmos condições de vida melhores neste tempo, mas devemos nos preocupar em que essas condições não venham a mudar o nosso coração, como diz em Lucas 12.15:

"E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste naquilo que possui".

Nós devemos fugir das facilidades que o dinheiro nos proporciona, nos guardarmos do dia mal, entendermos o que Deus nos diz sobre: 

"Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai primeiro o reino de Deus, e todas essas coisas vos serão acrescentadas" Lc. 12.30-31

Não é que não devemos ter prosperidades financeiras, até porque Deus nos diz que merecemos comer do melhor desta terra, mas devemos analisar a todas as situações, pois não podemos desvirtuar o foco de agradar a Deus, e retirar esse maligno pensamento de ofertas alçadas de dentro de nossas igrejas e saber diferenciar aquilo que Deus nos pede para aquilo que o homem sobre sua própria ciência nos pede. 

Para que vocês não mais se enganem, vou trazer uns poucos versículos que relatam nossas obrigações como Cristãos.

"Trazei todos os dízimos a casa do tesouro, para que haja mantimento em minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR DOS EXÉRCITOS, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não vos derramar uma benção até que não haja lugar suficiente para a recolherdes". Ml 3.10


  • O dízimo é a primícia, é nosso agradecimento a Deus pela provisão sobre tudo o que temos. Ele corresponde a 10% dos nossos lucros ganhos, isso Deus nos pede.
"Cada um contribua segundo propôs em seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama quem dá com alegria. 2Co 9.7

  • Esta é a relação com as ofertas, e o Apóstolo Paulo é claro quando diz aos irmãos coríntios que não é apenas a quantidade, ou só a quantidade que importa, mas que é aquilo que o Espírito coloca no coração, porque quando a oferta é com amor, ela gera alegria em nós. Gera frutos bons na obra. Gera abundância na graça de Deus sobre quem oferta.
Não é dar de qualquer jeito, nem ser forçado a dar. Lembre-se que Jesus odiou o mercado feito dentro da casa do Pai, e, da mesma maneira, devemos nós odiar esse mercado que se diz cristão, afetando vidas, desviando famílias inteiras com o seu falso propósito de prosperidade, onde a prosperidade prometida por Deus foi para nós além da financeira. 

Deus abençoe!