"Toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, redarguir, corrigir e instruir em justiça" 2Tm 3.16







sábado, 9 de novembro de 2013

Amor que Constrange


Paz Amados! Hoje eu estava navegando por uma rede social e me deparei  com uma pergunta de um amigo e irmão em Cristo, que dizia assim: "Pergunte a um 'desviado' (afastado) da igreja o motivo de ele(a) ter saído?
Muito daquilo que tanto nos gloriamos de como cristão fazer, tem afastado muitos."


Eu fui deslizando pelos comentários daquela postagem e encontrei um comentário de uma pessoa que dizia que "se a pessoa havia se afastado, era fraqueza e falta de vontade de seguir a Cristo". Verdade ou não, aquele julgo pesou em mim. 

Não pesou por estar em pecado, ao contrário, tenho tentado viver em santidade, mas pesou porque um dia já me desviei do alvo, e vamos combinar, muitos estão enchendo igrejas e tem seu coração desviado por dentro, esquecendo-se de Deus, e são vários os motivos que nos levam a este fim. Mas Deus me amou tanto, que consegui por meio do amor de irmãos de caminhada e orações sentir novamente a presença de Deus e me reconciliar. Mas aquela pergunta me cravou no coração... Por que nos afastamos? Por que esfriamos? Por que desistimos? Será uma mágoa? Será um julgo de um próximo se deixando levar pelas armadilhas satânicas? Será um pecado não deixado? Comigo foi esse conjunto de motivos fajutos juntos à um coração sem firmeza e determinação do que seria os planos de Deus pra mim. 

Não me envergonho amados, de nesse momento expor um pouco do que era a minha vida espiritual, para o que se tornou. Eu conheço a palavra desde os meus nove anos. Apesar de não vir de um lar protestante esse nunca foi um empecilho apesar dos ventos de doutrinas que eram jogados em mim. Deus já sabia o que tinha para fazer em minha vida, mas o diabo também reconhecia que o amor de Deus por mim já era especial. Cristo não nos prometeu uma caminhada fácil, mas pediu que tivéssemos bom ânimo, pois Ele havia vencido o mundo. Mas deixei que outras coisas virassem prioridade antes de Deus, e fui crescendo. 

Conheci um mundo cheio de oportunidades, de "amigos", de prazeres, de festas, viagens. E mais uma vez fui deixando Jesus em stand by. 

Um dia, resolvi que queria ser da igreja, daí vieram mais propostas, relacionamentos que me afastavam cada vez mais de ouvir Jesus e de segui-lo. Nada me prendia a Deus e a igreja, inclusive o meu ego de me achar bonita e poderosa. Mal sabia eu que eu não era nada disso, mas mais tarde através do que eu me tornaria eu saberia reconhecer. 

Mas Deus tinha um plano e os planos dele não falham. Creia nisso! Declare todos os dias que GRANDES COISAS DEUS TEM PARA REVELAR ATRAVÉS DE NÓS! Mas, eu não tinha essa visão. Meus pecados me impediram de ver, de ouvir e de conseguir falar com Deus. Como o filho pródigo fui para o mundo, desonrei meu nome, minha família, acabei com tudo o que eu tinha: respeito, dignidade, amor próprio, domínio próprio, fé, entre outras coisas que palavras não seriam o bastante para descrever. Até que mais uma vez quebrei a cara e percebi que nada daquilo me fazia bem. 

Voltar a casa do Pai... esse é um ato que requer coragem. Requer desprendimento. Mas expõe o que a sua vergonha, suas falhas. "O que as pessoas vão dizer? Será se serei bem recebida de volta? Mas Deus, eu quero voltar, quero recomeçar, mas são tantas coisas ruins que me acompanharam que eu sempre serei enxergada por elas..." Muitos de nós pensam assim, o diabo te faz achar que você é um perdedor, mas na verdade você venceu com Cristo no dia em que ele derramou o seu precioso sangue por você e por outros que um dia se deixaram levar pelas ofertas mundanas. 

Voltar sempre é mais difícil. Afinal, fizemos coisas que achamos que nunca serão esquecidas, e nos esquecemos que Deus as esquece completamente. Ele retira de nós o julgo. Voltar é mais complicado, mas não é impossível. Voltar requer desprendimento e certeza de que o tempo da inconstância passou, e que o alvo é Cristo. Voltar é relembrar um dos primeiros versículos que aprendemos na escola dominical: Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas". Voltar e entrar no santos dos santos, só que desta vez sendo o holocausto, a oferta agradável. 

Deus é Pai. Um pai de verdade não abre mão do seu filho. Um pai de verdade ama incondicionalmente seu filho. Um dia, eu estive no lugar do filho pródigo. Hoje, Deus me recebeu de volta com festas, me dando novas vestes e um anel, porque é assim que o Pai faz. Mesmo que tenhamos irmãos farizeus, que acham que não merecemos mais aquele amor, pois o amor de Deus é a nossa herança. Mas a certeza de termos esse amor deve nos mover por dentro. 

A volta nos gera vida. Devemos sempre nos lembrarmos de onde caímos e refazer o altar, seguindo em frente. Sem lamentar a queda, sem querer voltar para junto dos porcos. Deus faz assim, nos convida a voltar. A amá-lo de novo. A ter intimidade novamente e esse amor não falha. O amor do pai gera milagres. Quando reconhecemos esse amor, nada nos impede de avançar. Como Jó, que apesar do que passou reconheceu o amor de Deus e sua bondade quando relatou: "Meus ouvidos já tinham ouvido ao Teu respeito, mas agora meus olhos Te viram". 

Enxergar a Deus é passar por cima das próprias culpas, é desejar seguir apenas a voz que vem do Espírito. É desejar sentir o amor do Pai queimando em nós como sua presença num abraço. Sempre existe um caminho por onde voltar, mas a escolha de vir pelo amor ou pela dor é nossa.

Graça e Paz!