"Toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, redarguir, corrigir e instruir em justiça" 2Tm 3.16







segunda-feira, 25 de março de 2013

O verdadeiro sentido da Páscoa

Paz Amados! Apesar da maioria das pessoas gostarem tanto de chocolate, é sempre bom passarmos o real significado de porque o mundo inteiro comemora a Páscoa. 
Essa festa, nos dias de hoje é comemorada com Ovos de Chocolate, imagens de coelhinhos, onde ambas partem de costumes de nações não-judaico-cristãs. O coelho, inicia-se como símbolo do mundo antigo, onde povos teuto-saxões, já celebravam festividades aos seus deuses. Os egípcios tinham o coelho como símbolo da fertilidade, por se reproduzirem tão rapidamente. Já os ovos, vem da era medieval, e era hábito dos cristãos da época pintarem ovos e escondê-los para as crianças procurarem. Mas é a partir do século XIII, com o início das primeiras fábricas de chocolates que se inicia a criação dos ovos de chocolate. Mas, se percebermos bem, são ventos de influência que tentar tirar de nós o foco do que é a Páscoa.
A palavra Páscoa vem do grego PASKA e do hebraico PESSACH, onde ambas significam 'Passagem'. 
No antigo testamento, a Páscoa foi uma das três festas que Deus impôs aos Judeus, sendo esta a festa dos pães asmos, onde deveria ser comido apenas esses pães durante seis dias, e no sétimo, em solenidade à Deus não trabalhariam. A razão dessa festa? Deus havia libertado o seu povo do cativeiro egípcio, usando Moisés para fazer essa passagem, e cumprindo assim a promessa que havia feito à Abraão, de dar a terra prometida.
Coincidentemente, era comemorado no mês de abibe, que continha trinta dias, que, trazendo ao nosso calendário, pega entre os meses de março e abril, ou seja, comemoramos na data que se deve comemorar. Os judeus atuais, comemoram dessa forma até os dias de hoje, porém, houve dias em que para o restante dos tempos, todas essas tradições seriam quebradas e nosso motivo de comemorar a Páscoa seria totalmente modificado, chegando até os gentis, e até nós, povo escolhido para ser salvo por esse Deus tão maravilhoso.

"O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes poder de serem feitos filhos de Deus, a saber aos que creram no seu nome." João 1.10-12

O messias prometido veio, porém os seus não o receberam, mas a Deus coube moê-lo, para que fossemos livres de nossas culpas e de nossas transgressões. Por Ele fomos sarados e por Ele fomos salvos e achados como filhos de Deus, co-herdeiros do reino dos céus. E tudo isso aconteceu durante a festa judaica dos pães asmos. 

Ele era a luz dos homens, e foi condenado sem ter culpa, e foi cruxificado, morto, por aqueles que deviam tê-lo recebido como seu. E foi morto numa sexta-feira,  mas sua promessa era que ele ressurgiria...

"Por isso o pai me ama, porque eu dou a minha vida para reassumir. Ninguém a tira de mim, pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para entregar e para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai." João 10.17-18

Eis que Ele teve toda a autoridade de reavê-la. Ele era Jesus, o Cristo, o amado das nossas almas, de apareceu a Maria Madalena, no domingo de Páscoa, dando-nos um novo sentindo de comemorar. Hoje, os cristãos comemoram sua salvação, redenção, a vitória de Cristo sobre a morte, o que nos possibilitará a vida eterna, em uma nova terra, com corpos de glória, sabendo que tudo isso é para todo aquele que realmente crê nas palavras ditas na Bíblia. Pois essa é a nossa esperança. E a Páscoa, para nós, cristãos, não é um ato religioso de ir à igreja no domingo de páscoa, mas a lembrança, todos os dias, de que esse que morreu e ressucitou irá voltar pra buscar a sua noiva, pois foi para isso que fomos criados, para voltarmos a ligação re-estabelecida por Jesus, na cruz do calvário.

Então comemore, uma Feliz Passagem, pois você é luz, e passou das trevas à luz...

DTA!!! (Deus te abençoe)